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Seleção de informações de guia de rota com motoristas tricromátas e daltônicos dicromátas

Processo: 12/14556-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Edmur Azevedo Pugliesi
Beneficiário:Aline Moretti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento geográfico   Defeitos da visão cromática   Rotas de resultados adversos   Automóveis   Motoristas   Processos cognitivos   Coleta de dados   Mapas cognitivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atratividade dos Marcos | Daltonismo | Esboço Cartográfico | mapas cognitivos | Marcos | Sistema de Navegação e Guia de Rota | Cartografia

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de investigar o processo cognitivo de motoristas tricromátas e daltônicos dicromátas. Os Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA) podem exigir sobrecarga cognitiva dos motoristas por apresentar informação desnecessária. O uso de SINGRA por daltônicos dicromátas pode apresentar problemas relacionados com a falta de legibilidade e de compreensão da informação. Por isso, torna-se necessário compreender quais razões levam os motoristas daltônicos e tricromátas a selecionarem determinados tipos de elementos urbanos para navegação. Uma vez que uma das etapas fundamentais do projeto cartográfico consiste na seleção de informação, torna-se fundamental investigar os mapas cognitivos de motoristas daltônicos, com relação à necessidade de informação de guia de rota. Será feita uma investigação dos mapas cognitivos dos dois grupos de motoristas destacados, em duas etapas. No primeiro ano serão aplicados testes em um grupo de motoristas daltônicos e no segundo ano os testes serão feitos em um grupo de motoristas tricromátas. Em cada etapa, serão utilizados os métodos de esboço cartográfico e de notas verbais para a coleta de dados. Os elementos urbanos e seus graus de atratividade visual e cognitiva serão analisados entre os grupos de tricromátas e daltônicos dicromátas, bem como de homens e mulheres tricromátas. As análises buscam compreender se o uso de marcos pode estar relacionado com a habilidade de desenho, comparando-se os esboços cartográficos com as notas verbais. Os resultados advindos deste trabalho poderão fornecer importantes indicações para a concepção e aprimoramento de SINGRA. Essas indicações consistem em apresentar sugestões sobre os tipos de marcos que são mais preferidos pelos motoristas dicromátas e as razões que os levam a selecionar esses elementos.(AU)

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