Busca avançada
Ano de início
Entree

Amido termoplástico com reticulação termorreversível

Processo: 12/04688-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Antonio José Felix de Carvalho
Beneficiário:Tamires de Souza Nossa
Supervisor no Exterior: Mohamed Naceur Belgacem
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Grenoble, França  
Vinculado à bolsa:10/20155-0 - Blendas de amido termoplástico modificado por extrusão reativa, BP.DR
Assunto(s):Extrusão (conformação mecânica)   Termoplásticos

Resumo

O presente projeto se insere no contexto do projeto de doutoramento do candidato que tem como principal meta a produção de novos materiais a partir da modificação do amido via extrusão reativa. Baseado no conceito de que o avanço do uso do amido termoplástico (TPS) como material depende do desenvolvimento de novas alternativas capazes de conferir novas propriedades a esse material. O principal desafio relacionado ao TPS é melhorar as suas propriedades mecânicas, estabilidade dimensional e resistência à água. Portanto, a modificação do TPS visando produzir um material termofixo, mas que sob a ação do calor seja reversível é extremamente atrativo e inovador, uma vez que duas propriedades, a reciclabilidade e a biodegradabilidade, estariam reunidas em um material termofixo. Portanto, a proposta tem como objetivo complementar o trabalho realizado no Brasil unido a experiência adquirida até o momento (vide Relatório Científico I) com a experiência do co-orientador na França, Prof. Naceur Mohamed Belgacem (INPG- Grenoble - França) que acumula grande experiência nas reações termorreversívies de Diels-Alder (DA) envolvendo compostos furânicos. Além disso, a estudante poderá contar com recursos não disponíveis em nosso laboratório para a realização dos experimentos, entre eles um sistema de microextrusora. São propostas duas rotas para a produção do amido modificado pelo acoplamento de álcool furfurílico (AF) i) um diisocianto para formar uretana ligando o AF ao amido e ii) via esterificação com ácido cítrico (AC). A reticulação do material modificado será então realizada por meio de uma bismaleimida. A experiência da aluna no uso do AC e do MDI em extrusão reativa com o amido será fundamental para o projeto, contudo a etapa envolvendo a formação do aduto DA será viabilizada por meio da interação com o parceiro francês, que participou da elaboração do presente projeto, cujo conceito é inédito. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOSSA, TAMIRES S.; BELGACEM, NACEUR M.; GANDINI, ALESSANDRO; CARVALHO, ANTONIO J. F. Thermoreversible crosslinked thermoplastic starch. Polymer International, v. 64, n. 10, p. 1366-1372, OCT 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.