Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do banho de ultrassom na qualidade de batatas minimamente processadas

Processo: 12/11520-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Benedito Carlos Benedetti
Beneficiário:Rívia Darla Álvares Amaral
Supervisor no Exterior: Montserrat Pujola Cunill
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Espanha  
Vinculado à bolsa:11/20093-8 - Efeito de inibidores de escurecimento na qualidade de batatas minimamente processadas, BP.DR
Assunto(s):Hortaliças   Batata

Resumo

A batata é uma matéria prima de grande importância comercial no Brasil, embora sua forma minimamente processada não seja uma técnica muito difundida e a maior parte deste produto seja importado. Alguns entraves para o desenvolvimento deste produto são o escurecimento e o amolecimento, que prejudica a comercialização, reduzindo o seu valor comercial. O objetivo deste projeto será estudar os efeitos do banho de ultrassom sobre os parâmetros de qualidade de batata minimamente processada em fatias, avaliando suas propriedades químicas, físico-mecânicas e atividade enzimática durante o armazenamento refrigerado e suas alterações após a fritura. O estudo será composto de duas etapas. Na primeira, serão realizados ensaios, para definição dos parâmetros ótimos de processo, com imersão das fatias em banho de ultrassom com frequência de 60 Hz por 3, 6 e 10 minutos. Os tubérculos serão cortados em tiras (10 x 10 mm) e divididos em dois lotes: um será submetido ao banho de ultrassom antes da embalagem e outro após a embalagem da batata minimamente processada. Na segunda etapa serão realizados ensaios comparativos entre os melhores tratamentos avaliados e seus efeitos combinados com ácido cítrico, branqueamento e alginato. Todas as amostras serão pesadas (100 g), inseridas em bolsas de nylon-poli de 0,16 mm, seladas à vácuo e armazenadas sob refrigeração (3±1 ºC) por 14 dias. Serão realizadas análises químicas, físico-mecânicas e atividade enzimática. Na fritura, o conteúdo de duas bolsas (200 g) será imerso em 4 L de óleo de soja suave com temperatura de 180 ±10 °C por 6 minutos. Espera-se com este trabalho encontrar alternativas efetivas ao uso dos agentes antioxidantes hoje utilizados e que não causem danos à saúde do consumidor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL, R. D. A.; BENEDETTI, B. C.; PUJOLA, M.; ACHAERANDIO, I.; BACHELLI, M. L. B.. Effect of Ultrasound on Quality of Fresh-Cut Potatoes During Refrigerated Storage. FOOD ENGINEERING REVIEWS, v. 7, n. 2, SI, p. 176-184, . (11/20093-8, 12/11520-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.