Pesquisa e desenvolvimento de plataforma ARP VTOL com sensores fotogramétricos par...
AVALON 2.0 - reconstruindo e extraindo informações - Hélices
Processo: | 12/13641-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado Direto |
Data de Início da vigência: | 01 de novembro de 2012 |
Data de Término da vigência: | 31 de janeiro de 2018 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Pesquisador responsável: | Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco |
Beneficiário: | Natassya Barlate Floro da Silva |
Instituição Sede: | Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 13/18562-5 - Aperfeiçoamento de algoritmos de controle com a estimativa de dados, BE.EP.DD |
Assunto(s): | Aeronaves não tripuladas Pulverizadores VTOL |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Controle PID | Vant | Vtol | Sistemas Embarcados |
Resumo Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um novo sistema de controle com foco na aplicação de defensivos agrícolas em culturas de modo a minimizar a deriva. As aplicações de agrotóxicos realizadas atualmente nas áreas rurais do Brasil, ainda caracterizam-se pelo alto desperdício de energia e produto, aliado à ineficiência dos resultados de controle. O crescente aumento dos custos dos produtos químicos, da mão de obra e da energia, aliado à preocupação cada vez maior em relação aos impactos ambientais e sociais causados pelo uso aplicação inadequada desses produtos e equipamentos, têm realçado a necessidade de melhorias dos métodos, técnicas, processos e equipamentos, bem como dos procedimentos adequados para a pulverização de agrotóxicos em culturas. A maior parte das aplicações de VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) na agricultura envolve sua utilização como uma plataforma para sensoriamento remoto. Este projeto difere no sentido que o VANT é utilizado para sensoriamento direto, ou seja, ele tem contato com o objeto sensoriado. A utilidade da pulverização aérea em países com grandes áreas cultivadas como o Brasil não pode ser questionada. O desenvolvimento de um novo sistema de controle para um VANT do tipo VTOL (Vertical Take-Off and Landing) será realizado visando a confecção de um sistema que seja estável o suficiente para permitir o voo acompanhando a aeronave tripulada responsável pela pulverização (levando-se em conta características de vento forte entre outros parâmetros). (AU) | |
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