Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensores baseados em grafeno e seus derivados, decorados com nanopartículas de ouro e porfirinas

Processo: 12/12773-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 08 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Ronaldo Adriano Timm
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/25527-1 - Investigação de adsorção em grafeno e óxido de grafeno por espectroeletroquímica Raman, BE.EP.PD
Assunto(s):Porfirinas   Grafenos

Resumo

O grafeno, um alótropo do carbono que funciona como um bloco de construção 2D, estabeleceu-se como um importante material do século XXI e tem recebido atenção mundial devido ao seu transporte de carga excepcional e a suas propriedades térmicas, ópticas, e mecânicas. O grafeno e seus derivados estão sendo estudados em quase todos os campos da ciência e da engenharia. O progresso recente tem mostrado que os materiais baseados em grafeno podem ter um impacto profundo em dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, sensores químicos, nanocompósitos e armazenamento de energia. Considerando este cenário, o objetivo deste projeto é desenvolver uma linha de pesquisa baseada na química do grafeno e seus derivados funcionalizados. Dominando o conhecimento sobre este sistema e as técnicas relacionadas à sua obtenção e a de seus compósitos, será possível obter materiais com potencial para o desenvolvimento de ferramentas analíticas visando diagnósticos clínicos, análises bioquímicas e farmacológicas. O grafeno e seus derivados serão o objeto central de pesquisa deste projeto, mas terão como desdobramento a modificação dessas estruturas com nanopartículas de ouro e porfirinas visando à obtenção de materiais híbridos. Com a implementação dessa nova linha de pesquisa, objetiva-se também trazer para o grupo um material cuja versatilidade permitirá diversas sinergias não só com outras linhas de pesquisas do grupo, mas também com os principais centros de pesquisa do mundo, permitindo que este projeto tenha desdobramentos em longo prazo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Pesquisadores desenvolvem sensor de cisteína  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RATIER DE ARRUDA, EDUARDO GUIMARAES; DE FARIAS, MARCELO ALEXANDRE; VENTURINELLI JANNUZZI, SERGIO AUGUSTO; GONSALES, STELLA DE ALMEIDA; TIMM, RONALDO ADRIANO; SHARMA, SURENDER; ZOPPELLARO, GIORGIO; KUBOTA, LAURO TATSUO; KNOBEL, MARCELO; BARBOZA FORMIGA, ANDRE LUIZ. Synthesis, structural and magnetic characterization of a copper(II) complex of 2,6-di(1H-imidazol-2-yl) pyridine and its application in copper-mediated polymerization catalysis. Inorganica Chimica Acta, v. 466, p. 456-463, SEP 2017. Citações Web of Science: 6.
DOS SANTOS, PAMYLA LAYENE; TIMM, RONALDO ADRIANO; KUBOTA, LAURO TATSUO; BONACIN, JULIANO ALVES. Modulation of Electrochemical Properties of Graphene Oxide by Photochemical Reduction Using UV-Light Emitting Diodes. CHEMISTRYSELECT, v. 1, n. 6, p. 1168-1175, MAY 1 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.