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Ensino e aprendizagem em metodologia ativa: visão do docente na unidade de prática profissional

Processo: 12/12977-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Mara Quaglio Chirelli
Beneficiário:Renata Alves da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Educação de graduação em medicina   Aprendizagem   Ensino   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Educação Médica | ensino | Educação Médica

Resumo

As mudanças curriculares na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) estiveram sempre associadas a acontecimentos em âmbito nacional que foram importantes e promoveram reflexões para a educação médica no país. Essas mudanças progressivamente implantaram na instituição o modelo de currículo integrado e orientado por competência dialógica. O processo de ensino e aprendizagem na Unidade de Prática Profissional (UPP), desenvolvida em todas as séries do curso de medicina da FAMEMA, tem tanto o professor quanto o aluno como sujeitos ativos na construção do conhecimento. O trabalho com a metodologia ativa apresenta desafios para ambos, o docente, por sua vez, precisa exercer constantemente a reflexão crítica para que sua atuação seja de fato transformadora das práticas profissionais e contribua para a formação sob o eixo da integralidade. A presente investigação, portanto, toma como objetivo analisar o processo ensino e aprendizagem na Unidade de Prática Profissional na perspectiva dos docentes do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília. Como metodologia dessa pesquisa será utilizada a abordagem qualiquantitativa, tendo os docentes como sujeitos da investigação. Os dados serão coletados na primeira fase por questionário e entrevista semiestruturada na segunda fase. A análise dos dados quantitativos será pelo software SPSS 11.0 e dos dados qualitativos pela Análise de Conteúdo, modalidade temática. (AU)

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