Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes genéticos de doença arterial coronária em uma amostra da população brasileira

Processo: 12/16494-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alexandre da Costa Pereira
Beneficiário:Vytor Hugo Pereira Mendes
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética   Cardiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença coronaria | genética | Cardiologia

Resumo

A doença arterial coronária (DAC) caracteriza-se por anormalidades na função e na estrutura das artérias coronárias, ocasionando na diminuição da oferta de oxigênio para o miocárdio. É uma das principais causas de mortalidade no mundo, além de consumir grande quantidade de recursos na área de saúde nos países industrializados. No Brasil, só no ano de 2011 foram mais de 230 mil internações gerando um custo de mais 885 milhões (DATASUS). Sua patogênese se dá pela obstrução das artérias coronárias pela doença aterosclerótica, que é um processo crônico, progressivo e sistêmico. Este processo é complexo e possui um componente hereditário forte que envolve uma série de processos celulares e mecanismos moleculares. O fator genético constitui uma importante ferramenta de estudo para o entendimento do desenvolvimento da doença. A partir deste cenário patológico, o objetivo deste projeto é validar 192 polimorfismos genéticos em pacientes com DAC estável, a fim de desenvolver um algoritmo de estratificação de risco para DAC em indivíduos da população brasileira. Para o seu desenvolvimento serão utilizadas técnicas de genotipagem multiplex por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real (OpenArray®). Serão utilizadas várias e diferentes amostras de indivíduos com diferentes graus de doença arterial coronária para derivar e validar um escore de risco, que poderá ser testado e validado em diferentes estudos envolvendo indivíduos da população brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Vytor Hugo Pereira. Determinantes genéticos de doença arterial coronária em uma amostra da população brasileira. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.