Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e obtenção de ciclodextrinas produzidas por CGTases bacterianas

Processo: 12/17348-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Roberto da Silva
Beneficiário:Raisa Déli de Oliveira Sanches
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Amido

Resumo

A ciclodextrina glucanotransferase (CGTase, EC 2.4.1.19) é uma enzima capaz de formar ciclodextrina como produto final, tendo o amido como substrato. É uma enzima que vem ganhando interesse industrial, devido ao aumento da aplicação das ciclodextrinas (CDs) nas indústrias alimentícias e farmacêuticas. Duas bactérias alcalofílicas, Bacillus sp subgrupo alcalophilus E16 e Paenibacillus campinasensis H69-3 foram isolados a partir de amostra de solo e selecionados por apresentar boa produção de CGTase. As formas de produção e as caracterizações dessas enzimas, já foram estudas e ambas apresentaram potencial de aplicação industrial. Uma operação que limita o uso das ciclodextrinas é a sua obtenção a partir do amido dextrinizado pela CGTase. Em geral o rendimento é muito baixo devido à abertura do anel por ação da própria enzima e/ou por alteração da cavidade de encapsulação que ocorrem durante o processo de secagem. Assim, a presente proposta visa o estudo da produção da ciclodextrina pela ação da CGTase de Bacillus sp subgrupo alcalophilus E16 e Paenibacillus campinasensis H69-3 e a subsequente obtenção das CDs será pela técnica de spray drying (secagem por pulverização). Serão avaliadas as variáveis do processo e o uso de possíveis adjuvantes necessários para a preservação da estabilidade das CDs. As CDs recuperadas por spray dryer (secador por pulverização) serão analisadas comparativamente ao processo de secagem em estufa. Finalmente, a caracterização e quantificação das CDs (±, ², ³) será realizada por HPLC e cromatografia de alta eficiência com detector de íons Dionex.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANCHES, Raisa Déli de Oliveira. Produção e obtenção de ciclodextrinas produzidas por CGTases bacterianas. 2014. 48 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.