Busca avançada
Ano de início
Entree

Grãos secos de destilaria com solúveis em dietas para Tilápia do Nilo

Processo: 12/19233-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Luiz Edivaldo Pezzato
Beneficiário:Renan de Mattos Botelho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Oreochromis niloticus   Valor nutritivo   Hematologia

Resumo

A pesquisa objetiva avaliar, por meio de três estudos, a inclusão dos DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis) produzidos a partir do milho e do sorgo, em dietas para tilápia do Nilo. Estudo I: valor nutritivo do DDGS do milho e do sorgo, determinado em ensaio de digestibilidade, por meio dos CDA (coeficiente de digestibilidade aparente) da matéria seca, proteína bruta, aminoácidos, energia bruta, extrato etéreo e, dos minerais cálcio e fósforo. Estudo II: substituição da proteína do farelo de soja pela proteína do DDGS do milho e do sorgo. Será estudada a inclusão desses sucedâneos proteicos, por meio do desempenho produtivo de 216 peixes (peso médio de 5,0 g). Os tratamentos serão compostos por nove dietas, sendo um controle (sem inclusão de DDGS), e os demais em que a proteína do farelo de soja será substituída em 25, 50, 75 e 100% pela proteína do DDGS do milho e em 25, 50, 75 e 100% pela proteína do DDGS do sorgo. Será ainda determinado o perfil hematológico dos peixes (antes e após o estímulo a quente) e, análise morfométrica das estruturas intestinas e histológica do fígado. Neste estudo será utilizado o esquema fatorial 2 x 4 + 1 (dois alimentos, quatro níveis de substituição e um tratamento controle) com quatro repetições para o desempenho e oito para avaliação do estresse térmico. Estudo III: valor nutritivo das nove dietas do Estudo - II, por meio de ensaio de digestibilidade, realizado simultaneamente ao Estudo II. Neste estudo será utilizado delineamento inteiramente casualizado, com nove tratamentos e cinco repetições. As variáveis de desempenho produtivo, assim como, os coeficientes de digestibilidade aparente das dietas do Estudo III serão submetidas à análise de variância e em caso de diferenças (P<0,05) serão submetidos à análise de regressão e teste de Scheffé de comparação de médias. Para as variáveis hematológicas será aplicada análise de variância multivariada complementada com teste de comparações múltiplas de Bonferroni (5% de significância). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOTELHO, Renan de Mattos. Grãos secos de destilaria com solúveis em dietas para tilápia-do-Nilo. 2015. 84 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.