Processo: | 11/02350-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2014 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação |
Pesquisador responsável: | Monica Fürkotter |
Beneficiário: | Rosemara Perpetua Lopes |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil |
Assunto(s): | Formação de professores Licenciatura Matemática |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Formação inicial de professores | Licenciaturas | Matemática | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | Formação Inicial de Professores |
Resumo Este projeto foi elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar se a formação do professor que atuará na Educação Básica contempla conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sob qual paradigma pedagógico os mesmos se articulam. Contemplou análise de dados quantitativos e análise qualitativa. Inicialmente, foram analisadas as grades curriculares de 123 cursos de formação de professores das três universidades estaduais paulistas. Após a delimitação deste campo pelos critérios formação para a Educação Básica, modalidade Licenciatura e ocorrência de TDIC em disciplinas obrigatórias, passou-se à análise dos programas de ensino e projetos pedagógicos de seis cursos da Área de Exatas de uma dessas universidades. A universidade selecionada apresenta o percentual mais elevado de cursos na modalidade Licenciatura e de disciplinas obrigatórias com ocorrência de TDIC, enquanto a Área de Exatas registra o maior número de ocorrências de TDIC em disciplinas obrigatórias. A análise documental permitiu chegar a cursos de Licenciatura em Matemática que incluem em seus projetos pedagógicos a formação do egresso para uso das tecnologias em ambientes de ensino, dando margem à formulação da questão deste projeto de pesquisa, qual seja: em licenciaturas específicas de Matemática, como são formados para o uso das TDIC os professores que atuarão na Educação Básica? Para respondê-la, pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa, que tem por objetivo geral investigar a formação para o uso das TDIC nos cursos de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual paulista. São objetivos específicos: (1) analisar como ocorre a articulação entre disciplinas obrigatórias e optativas presentes nos projetos pedagógicos dos cursos, destinadas a formar para o uso das TDIC; (2) identificar as concepções sobre ensino e aprendizagem com TDIC de estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática; (3) investigar o que os estudantes de licenciatura entendem por uso pedagógico das TDIC na Educação Básica; (4) evidenciar qual a concepção dos professores formadores e dos coordenadores de curso sobre ensinar com TDIC no Ensino Superior; (5) investigar se e quais situações práticas de aprendizagem "com" TDIC estiveram presentes na formação dos licenciandos. Pretende-se realizar a coleta dos dados por meio de questionário, constituído por perguntas abertas e fechadas e aplicado presencialmente, e entrevistas semiestruturadas. Tais instrumentos foram escolhidos por serem reconhecidos e comprovados em Ciências Humanas e se mostrarem adequados aos objetivos da pesquisa. A análise das respostas abertas do questionário, bem como das entrevistas, será feita a partir de categorias não definidas a priori, visando à obtenção de novos e diversificados dados. Embasam a análise teorias sobre: os conhecimentos necessários ao professor para o uso das TDIC; abordagens pedagógicas de uso de tecnologias em contextos de ensino; o papel das tecnologias e seu uso pedagógico no processo educativo; metodologias de uso das TDIC nas aulas dos cursos de licenciatura; situações de aprendizagem com tecnologias em licenciaturas de Matemática. Além desse referencial, também será considerada a legislação educacional, sempre que necessário. Os sujeitos são estudantes do último ano, escolhidos por estarem na etapa final do curso, professores das disciplinas envolvidas na formação para o uso das TDIC que tenham ministrado aula para esses estudantes, e coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática de duas Unidades Universitárias de uma universidade estadual paulista. A coleta de dados já foi autorizada pelas coordenadoras dos referidos cursos. Os resultados de estudos recentes corroboram a relevância da pesquisa, por indicarem que a formação do futuro professor para o uso das TDIC, embora necessária, ainda não ocorre nas licenciaturas em geral. (AU) | |
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