Busca avançada
Ano de início
Entree


Concepções e práticas declaradas de ensino e aprendizagem com TDIC em cursos de Licenciatura em Matemática

Texto completo
Autor(es):
Rosemara Perpetua Lopes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Presidente Prudente. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Monica Fürkotter
Resumo

Esta pesquisa, inscrita na Linha “Práticas e Processos Formativos em Educação”, tem origem nos resultados da investigação realizada no Mestrado, por análise documental, que apontaram dois cursos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado de São Paulo como aqueles que previam a formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seus projetos pedagógicos. Partindo de tais resultados, busca-se responder como essa formação ocorre. Sustenta-se a hipótese de que apresenta configurações distintas no plano documental e no plano da prática declarada pelos sujeitos. Assim, tem-se como objetivo geral investigar a formação mencionada no plano concreto dos cursos, segundo as concepções e práticas declaradas daqueles que a protagonizam. Os objetivos específicos consistem em: analisar como ocorre a articulação entre disciplinas obrigatórias e optativas, apontada nos projetos como meio para a promoção dessa formação; identificar as concepções dos licenciandos sobre ensino e aprendizagem com TDIC; evidenciar as concepções dos professores formadores e dos coordenadores de curso sobre ensinar com TDIC; investigar situações que, do ponto de vista dos sujeitos, propiciaram formação para o uso das tecnologias. Para atingir esses objetivos, desenvolve-se uma pesquisa de cunho qualitativo, com aplicação de questionário aos formandos em 2011, e de entrevista semiestruturada, aos professores que ministraram disciplinas envolvidas na referida formação a esses alunos e às coordenadoras dos referidos cursos. Em atenção aos objetivos, à questão de pesquisa e à hipótese, constata-se que a articulação prevista nos projetos pedagógicos não ocorre nos cursos... (AU)

Processo FAPESP: 11/02350-3 - Concepções e práticas de ensino e aprendizagem com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em cursos presenciais de Licenciatura em Matemática
Beneficiário:Rosemara Perpetua Lopes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado