Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos níveis plasmáticos de light e CD40L em pacientes com anemia falciforme e durante as crises vaso-oclusivas

Processo: 12/22043-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Nicola Amanda Conran Zorzetto
Beneficiário:Vanessa Tonin Garrido
Supervisor no Exterior: Swee Lay Thein
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : King's College London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:11/17553-7 - Expressão da citocina inflamatória light em plaquetas de pacientes com Anemia Falciforme: avaliação da ativação de leucócitos e células endoteliais, BP.DD
Assunto(s):Fisiopatologia   Ligante de CD40   Anemia falciforme

Resumo

A anemia falciforme (AF) é uma hemoglobinopatia hereditária resultante de uma mutação puntiforme no gene da beta-globina. Esse simples evento monogênico é o responsável por uma desordem sistêmica de enorme complexidade que afeta vários órgãos. A crise vaso-oclusiva é a manifestação mais comum, sendo a principal causa de morbidade nos indivíduos acometidos por essa doença. A interação entre citocinas inflamatórias, células sanguíneas e o endotélio vascular é uma etapa crucial da vaso-oclusão e as plaquetas parecem desempenhar um papel fundamental nesse processo, pois quando ativadas expressam e secretam mediadores inflamatórios que induzem uma resposta inflamatória tanto em leucócitos como em células endoteliais. Recentemente, nosso grupo de pesquisa observou que as plaquetas parecem contribuir para a produção da proteína pró-inflamatória LIGHT na anemia falciforme. Também foi observado que os níveis dessa proteína no plasma dos indivíduos da pesquisa apresentavam uma correlação significativa com CD40L, IL-8 e ICAM-1, sugerindo que essa proteína pode estar participando ou refletindo a ativação vascular encontrada nessa doença. Desta forma, a proposta deste trabalho é investigar os níveis de LIGHT e CD40L no plasma de pacientes falciformes e pacientes falciformes hospitalizados em decorrência de crises doloras. Também será avaliado se existe uma relação entre os níveis plasmáticos de LIGHT e CD40L e a adesão de plaquetas em células endoteliais. Através desse estudo, espera-se compreender melhor o mecanismo de ação dos mediadores inflamatórios derivados de plaquetas na fisiopatogenia da anemia falciforme e no processo vaso-oclusivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARRIDO, VANESSA TONIN; SONZOGNI, LAURA; MTATIRO, SIANA NKYA; COSTA, FERNANDO F.; CONRAN, NICOLA; THEIN, SWEE LAY. Association of plasma CD4OL with acute chest syndrome in sickle cell anemia. CYTOKINE, v. 97, p. 104-107, SEP 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.