Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de ensino: a aula Geografia a partir da perspectiva histórico-crítica

Processo: 12/13155-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Márcia Cristina de Oliveira Mello
Beneficiário:Juliana de Fatima Zanchetta
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de ensino   Ensino de geografia   Aulas   Escola pública   Relatos de casos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de Geografia | metodologia de ensino | plano de aula | Educação

Resumo

Considera-se a distância entre os conceitos geográficos e o cotidiano dos alunos, um dos graves obstáculos para uma educação geográfica significativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo contribuir para o aprimoramento do ensino de Geografia, a partir da análise da contribuição da concepção de planejamento de ensino de Gasparin (2007) advinda das abordagens da Pedagogia histórica-crítica e da Teoria histórico-cultural, de Vygotsky para um planejamento de ensino em Geografia que ao focar os conceitos geográficos considere a prática social dos alunos, o contexto da escola pública e a possibilidade de caminhar para um ensino mais humanizado. Assim, será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso em escola pública do município de Ourinhos/SP, com o intuito de entrar em contato com a dinâmica individual das salas nas quais será aplicado um plano de aula na perspectiva histórico-crítica. A análise dos resultados incluirá uma reflexão acerca da contribuição do plano de aula na perspectiva histórico-crítica para o ensino de Geografia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)