Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática: uma proposta de conexão entre conceitos matemáticos e problemas da realidade do educando

Processo: 12/11205-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Geraldo Pompeu Junior
Beneficiário:Fabio Henrique Barbosa
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de matemática   Sala de aula   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Matemática | modelagem matematica | sala de aula | Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este trabalho propõe uma aproximação entre o ensino de Matemática na sala de aula e a modelagem matemática, uma vez que o uso de tal ferramenta pode propiciar um processo formativo mais abrangente do que o simples sistema "tradicional" de transmissão de conhecimento de conceitos e fórmulas, baseado no trinômio "teoria, exemplificação e exercícios". Sugere-se que com essa conexão surjam outras possibilidades de trabalho dentro de sala que foquem a contextualização do ensino de matemática. Nessa perspectiva, a modelagem matemática deverá favorecer a construção de um ambiente de estudos nos quais os alunos poderão realizar simulações e analogias, visto que um mesmo modelo pode representar diferentes situações, ajudando-os na construção de conceitos matemáticos e na identificação e aplicação destes conceitos em outras áreas conhecimento.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)