Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre as propriedades dos polímeros e bipolímeros obtidos via ROMP com complexos do tipo [RuCl2(PPh3)2(amina)]

Processo: 12/23948-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Benedito dos Santos Lima Neto
Beneficiário:Larissa Ribeiro da Fonseca
Supervisor no Exterior: Michael R. Kessler
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Iowa State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/12571-7 - Desenvolvimento de complexos do tipo [RuCl2(PPh3)2(amina)] para aplicação em reações de polimerização via metátese de olefinas cíclicas, BP.DD
Assunto(s):Polímeros (química orgânica)   Polimerização   Catálise

Resumo

Pretende-se caracterizar polímeros obtidos por reações de ROMP usando precursores catalíticos desenvolvidos no projeto de Doutorado ora em execução. A necessidade se faz, após observações iniciais colhidas por DSC, TGA e MEV dos polímeros obtidos nos estudos em curso, conforme descritos no 1º relatório. Os monômeros são norborneno (NBE), norbornadieno (NBD) e diciclopentadieno (DCPD), e copolímeros destes. As técnicas utilizadas nas caracterizações e para acompanhar a evolução das reações de ROMP, serão: DMA, DSC, TGA, RMN e reometria. Essas técnicas permitirão obter informações sobre o valor da temperatura de transição vítrea (Tg), os parâmetros de materiais viscoelásticos (G', G" e •*), as propriedades termomecânicas (E', E'' e tan d), determinar a formação de gel (tempo e temperatura de gelação), a cura do material polimérico e a estabilidade térmica do material. Um dos propósitos é correlacionar as propriedades dos polímeros com os tipos de complexos precursores usados nas reações de ROMP. A pesquisa também irá expandir para a ROMP em polímeros biorenováveis a partir de óleos vegetais, como sugerido pelo Prof. Kessler, na busca por novos materiais biopoliméricos com propriedades termomecânicas similares ou melhores que os materiais a partir do petróleo. Essa frente de pesquisa é recente em nosso Grupo, porém bem desenvolvida no Grupo do Prof. Kessler. Serão também realizados estudos na área de agentes de cura para o desenvolvimento de novos materiais com propriedade de auto-cura aplicando nossos complexos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, LARISSA R.; SILVA SA, JOSE L.; CARVALHO, JR., VALDEMIRO P.; LIMA-NETO, BENEDITO S. Cross-link in norbornadiene-based polymers from ring-opening metathesis polymerization with pyrrolidine-based Ru complex. POLYMER BULLETIN, v. 75, n. 8, p. 3705-3721, AUG 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.