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A avaliação da produção oral em língua inglesa de candidatos a empregos: instrumentos utilizados e julgamento dos avaliadores

Processo: 12/19255-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Beneficiário:Fabio Fernandes Madeira Lourenço
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gêneros do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de produção oral | entrevistas de empregos | fluência oral em inglês como língua estrangeira | gêneros discursivos | itens léxico-gramaticais para a produção oral | produção oral em inglês como língua estrangeira | Ensino e produção oral em língua inglesa

Resumo

Este projeto de pesquisa traz uma proposta de investigação sobre avaliação da produção oral em língua inglesa de candidatos a vagas de emprego que exijam domínio dessa habilidade. Os objetivos são dois, inter-relacionados. Inicialmente, investigarei o(s) instrumento(s) de avaliação mais frequentemente utilizado(s) e suas características léxico-gramaticais - as formas linguísticas necessárias para a produção desses gêneros discursivos. Iniciarei, em seguida, uma discussão sobre o construto de proficiência na produção oral, que fundamenta o processo de avaliação naquele contexto. Investigarei as noções trazidas por avaliadores e por candidatos: o critério adotado pelos primeiros para avaliar aquela habilidade e aquele apresentado por candidatos para adquirir fluência oral. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se buscar material relevante e pragmático para o ensino da língua - trazer funcionalidade à aprendizagem. Justifica-se ainda por trazer elementos esclarecedores ao aprendiz, no que diz respeito a falar fluentemente o idioma: o que significa ser um falante fluente e como se pode atingir esse estado. Acima de tudo, a investigação é relevante para se buscar compreensão ampla nesse contexto, já que as informações disponíveis são escassas. Os participantes desta pesquisa serão avaliadores responsáveis pela contratação de candidatos "fluentes no idioma" e profissionais que já tenham passado por processo de seleção no qual houve avaliação da produção oral. Esta pesquisa enquadra-se no paradigma qualitativo-interpretativista e contará com quatro instrumentos de coleta de dados. Seus resultados, quantitativos e qualitativos, deverão trazer melhor compreensão sobre os instrumentos de avaliação mais frequentemente utilizados, suas características léxico-gramaticais e sobre o conceito de fluência oral trazido por avaliadores e por candidatos.

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