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As interações espaciais interescalares: o potencial de consumo das cidades médias na rede urbana

Processo: 12/19544-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Everaldo Santos Melazzo
Beneficiário:Márcio José Catelan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Cidades médias   Redes urbanas   Geografia urbana   Consumo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Médias | Consumo | Interações Espaciais Interescalares | Potencial de Consumo | rede urbana | Geografia Urbana

Resumo

O aumento das interações espaciais interescalares nas redes urbanas vem promovendo mudanças profundas nas lógicas econômicas e nas práticas socioespaciais contemporâneas das cidades médias. Este projeto de pesquisa, como proposta integrante de um projeto temático aprovado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, nº. 2011/20155-3, tem tal constatação como hipótese e, por isso, propõe-se a trabalhar com as primeiras, tendo como foco analítico o potencial de consumo no plano quantitativo e qualitativo. A partir do Índice de Potencial de Consumo - IPC, organizado pela empresa IPC Marketing Editora, bem como a organização de dados e informações atinentes à reprodução e ampliação do consumo nas cidades médias de Marília, Presidente Prudente e São Carlos, no contexto das interações espaciais entre as escalas, buscaremos elementos para o desenvolvimento, problematização e demonstração de nossa hipótese. As mudanças nos padrões e no potencial de consumo destas cidades médias, conforme se ampliam e se adensam as interações espaciais interescalares é, então, uma proposição analítica de contribuição não somente ao conceito de "cidades médias", como da condição delas nas redes urbanas às quais elas são articuladas por agentes e instituições econômico-empresariais de diversas naturezas e estratégias.

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