Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da reação em cadeia da polimerase (PCR) de largo espectro no diagnóstico etiológico de sepse

Processo: 12/01981-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcos de Carvalho Borges
Beneficiário:Aline Gozzi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas e procedimentos diagnósticos   Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Sepse
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diagnóstico | PCR de largo espectro | sepse | Emergência/Infectologia

Resumo

A sepse é responsável por uma alta taxa de internação hospitalar e morbimortalidade. Devido à gravidade do quadro clínico e às limitações dos métodos tradicionais para identificação e isolamento bacteriano, é recomendado o início empírico de antimicrobiano(s) de largo espectro. O desenvolvimento da biologia molecular, particularmente da reação em cadeia da polimerase (PCR), tornou possível o diagnóstico rápido de agentes infecciosos. Entretanto, devido à diversidade dos possíveis agentes etiológicos na sepse, a utilização da PCR com primers específicos para cada agente se torna pouco prática. Com a PCR de largo espectro é possível que em uma só reação se identifique qualquer bactéria, possibilitando um tratamento precoce e direcionado. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o papel da PCR de largo espectro no diagnóstico etiológico de pacientes com sepse e a comparação desta técnica com os métodos tradicionais de cultura. Serão selecionados pacientes com o diagnóstico de sepse atendidos na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Em toda amostra, coletada no sangue periférico, será extraído o DNA do soro e do buffy-coat para realização da PCR de largo espectro seguida do sequenciamento, análise dos dados e comparação dos resultados com os métodos tradicionais de cultura. Se os resultados melhorarem a positividade dos testes diagnósticos e, com isso, uma melhora também na evolução clínica dos pacientes e redução do uso de antibióticos de largo espectro, este teste poderá ser incorporado na rotina do Setor de Emergência de nosso Hospital. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOZZI, Aline. O papel da reação em cadeia da polimerase (PCR) de largo espectro no diagnóstico etiológico da sepse. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.