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A interventoria no estágio curricular da pedagogia como proposta de formação inicial de professores.

Processo: 12/19716-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Marina Cyrino
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estágio Curricular | Formação inicial de professores | Universidade-Escola | Formação de Professores

Resumo

A investigação que se propõe tem como cenário a formação inicial de professores, com recorte no Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido no curso de Pedagogia da Unesp-Rio Claro. Esta pesquisa tem como base duas investigações realizadas pelos autores na iniciação científica e no mestrado. Nesta ultima buscou-se, dentre outras questões, averiguar o compromisso da escola e do professor-colaborador no processo de estágio. Entre os resultados, os estagiários apontaram a necessidade de retorno e acompanhamento. Assim sugeriu-se que este acompanhamento de estágio fosse denominado de Interventoria e o professor universitário que acompanha de Interagente. No presente estudo propõe-se a continuidade dessa pesquisa, tendo, agora, como objetivo geral compreender o processo de Interventoria como uma supervisão/orientação pedagógica que incluiu outros elementos da prática profissional, as quais podem contribuir para o desenvolvimento profissional e como objetivos específicos: a) apresentar um quadro dos aspectos que tradicionalmente compõem o processo de supervisão/orientação pedagógica e dos elementos que passam a compor a Interventoria; b) elaborar estratégias de desenvolvimento da Interventoria juntamente com os participantes do estudo; c) identificar a contribuição da Interventoria no processo de constituição de uma identidade profissional na e para a escola; d) analisar o impacto e as melhorias que a Interventoria pode oferecer ao desenvolvimento do estágio e da constituição do professor. Optou-se pela pesquisa qualitativa na perspectiva construtivo-colaborativa, selecionando como técnicas: observação participante; grupo focal; fonte documental e; caso seja necessário, entrevistas individuais ou coletivas. A análise dos dados encontrados será realizada a partir da análise de conteúdo. Entre os participantes teremos: professores-colaboradores e estagiários; quatro escolas; equipe gestora das escolas; professor Interagente e; responsáveis pelo estágio na Secretaria Municipal de Educação da cidade.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CYRINO, Marina. Do acolhimento ao acompanhamento compartilhado: a construção colaborativa de uma proposta para o estágio curricular no curso de pedagogia. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.