Bolsa 12/19738-7 - Segmentação de imagens, Sepse - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Um método computacional para a análise de alterações microvasculares e teciduais de órgãos na sepse usando a técnica de imagens Sidestream Dark FieldImaging (SDF)

Processo: 12/19738-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Marcel Parolin Jackowski
Beneficiário:Jihan Mohamad Zoghbi
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20401-4 - Sepse: integrando a pesquisa básica e a investigação clínica II, AP.TEM
Assunto(s):Segmentação de imagens   Sepse
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classificação de Imagens | disfunção de órgãos e microhemodinâmica | segmentação de imagens | sepse | Sidestream Dark Field | Imagens Médicas

Resumo

Novos métodos diagnósticos e terapêuticos no suporte do paciente séptico pouco vem modificando o cenário da evolução com elevado índice de mortalidade. O comprometimento progressivo da microcirculação, relacionado com o aumento da intensidade da resposta inflamatória sistêmica na sepse, tem sido considerado o "motor" da gênese da Síndrome de Disfunção de Múltiplos Órgãos que frequentemente evolui para o óbito. No entanto, apesar da reconhecida importância da disfunção microcirculatória, ainda carece de método de análise capaz de correlacionar a gravidade da sepse com o grau de comprometimento da microhemodinâmica capturada pelo microscópio portátil Sidestream Dark FieldImaging (SDF). A classificação da gravidade da sepse por meio da análise da disfunção microcirculatória seria de grande contribuição no diagnóstico da gravidade e na conduta terapêutica. Neste contexto, este projeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia computacional para a determinação do grau de comprometimento microvascular e tecidual na sepse. Métodos: As imagens da microcirculação de órgãos abdominais foram capturadas com SDF após a indução da sepse com letalidades conhecidas mediante a inoculação IV de 3 mL de E. coli 108 (DL_{50-60}), $109 (DL_{73-80}) e/ou 1010 (DL_{100}) UFC/mL em ratos Wistar-EPM, 250 a 300 gramas. As imagens coletadas in vivo serão submetidas à análise com variados métodos computacionais que possam mensurar o grau de comprometimento da micro hemodinâmica em fases distintas de gravidade da sepse. Após a escolha do método de análise, a sua validação será realizada comparando-se com a análise histológica dos respectivos órgãos de onde foram geradas as imagens in vivo. Todos os experimentos foram realizados no laboratório do Prof. Dr. Ivan Hong Jun Koh da UNIFESP que é um dos investigadores principais do projeto temático-FAPESP, 11/20401-4 e os métodos computacionais serão realizadas no laboratório do Prof. Dr. Marcel Jackowski do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Ao final do projeto espera-se produzir um meio de diagnóstico rápido, em tempo real, contribuindo como um método de monitoramento da sepse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZOGHBI, Jihan Mohamad. Classificação de degeneração tecidual em pacientes com sepse usando imagens por Sidestream Dark Field {SDF). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.