Busca avançada
Ano de início
Entree

O lugar da brincadeira na rotina do primeiro ano do ensino fundamental: reflexões a partir de narrativas de professores e dos fundamentos da teoria histórico-cultural

Processo: 12/23179-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elieuza Aparecida de Lima
Beneficiário:Adrieli Cristina de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Práticas pedagógicas   Pesquisa bibliográfica   Narrativas pessoais   Entrevista   Professores   Análise qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincadeira | Primeiro Ano do Ensino Fundamental | Teoria Histórico - Cultural | Primeiro Ano do Ensino Fundamental

Resumo

Esta proposta de investigação surge a partir de participação em projetos de pesquisa e extensão com base na ideia de que a brincadeira na educação de crianças pequenas é "coisa séria". Em especial, abre espaço para novas sistematizações voltadas ao lugar e ao valor da brincadeira na rotina de crianças de seis anos, considerando a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. A pesquisa tem como objetivo principal analisar o papel da brincadeira no primeiro ano do Ensino Fundamental e o lugar que essa atividade assume na rotina diária de crianças de seis anos. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, cujos percursos envolverão levantamento bibliográfico em bases de dados de informações digitais e também pesquisa de campo para verificar, a partir de práticas e narrativas docentes por meio de entrevistas semiestruturadas, as concepções que os professores do primeiro ano têm em relação ao brincar em seu trabalho com crianças pequenas. Além da entrevista, haverá também observações de suas práticas pedagógicas, em especial os momentos de brincadeira, numa Escola Municipal de Ensino Fundamental de uma cidade do interior paulista. AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)