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Política de formação de professores para atuar na perspectiva educacional inclusiva: análise dos cursos de Pedagogia das universidades públicas do estado de São Paulo

Processo: 12/21451-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Rosimar Bortolini Poker
Beneficiário:Bruna Gouveia Ferracini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Educação inclusiva   Formação de professores   Curso de graduação   Pedagogia   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curso de Pedagogia | educação inclusiva | formação de professores | Educação Inclusiva

Resumo

Desde 1990, o governo brasileiro tem defendido a política educacional inclusiva, provocando sérias transformações na organização e funcionamento da escola, bem como na prática pedagógica utilizada nas salas de aula. Neste novo paradigma, a escola e o professor precisam estar preparados para atender, com qualidade, nas salas regulares de ensino, toda a diversidade de alunos, inclusive os que apresentam condições muito diferenciadas de aprendizagem como alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ou alunos com altas habilidades. Tal fato implica em mudanças no modelo de formação dos professores, pois o profissional da educação, precisa desenvolver novas competências e deter novos conhecimentos. Neste sentido, a presente pesquisa pretende realizar um mapeamento da situação dos cursos de graduação em Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de São Paulo, a saber, Unesp, USP e UNICAMP, verificando de que forma tais cursos estão se adequando à política e legislação vigente, que trata da formação de professores para atuar na escola inclusiva. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica, que norteará a construção dos parâmetros de análise da pesquisa documental, composta pelos planos de ensino e os conteúdos programáticos das disciplinas dos cursos de Pedagogia que tratam da educação especial/inclusiva. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, bem como análise comparativa da situação dos cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo, será possível construir parâmetros de avaliação da condição dos cursos em direção a formação do professor na perspectiva educacional inclusiva.

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