Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução, Adaptação e Avaliação Psicométrica da Escala de Atitudes e Crenças de Professores sobre Homossexualidade

Processo: 12/13229-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:Carina Alexandra Rondini
Beneficiário:Fernanda Ramos Maron
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Homossexualidade   Homofobia   Professores   Escalas   Análise de variância   Análise estatística de dados   Psicometria   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Psicométrica | Escalas | Homofobia | Professores | Análise estatística de dados

Resumo

As escolas têm por objetivo a educação, o que implica também a formação de cidadãos, devendo buscar a equidade e o respeito entre as pessoas. Sendo a homofobia frequentemente observada no ambiente escolar, um trabalho mais intimista deve ser realizado junto aos professores, a fim de promover uma reflexão sobre a construção sócio-histórico-cultural da sexualidade e da repressão sexual que a permeia. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo traduzir e adaptar para língua portuguesa, a escala de atitudes e crenças de professores sobre homossexualidade e avaliar sua validade e precisão. Para coleta de dados serão convidados professores, dos terceiros, quartos e quintos anos, da rede municipal de ensino do município de Assis-SP, que aceitarem participar e preencherem todo o questionário, composto pela escala Teachers'Attitudes and Beliefs about Homosexuality e questões sócio demográficas. A escala será traduzida, independente e simultaneamente, por dois estudiosos da área, derivando uma versão preliminar. Para testar sua precisão, o instrumento será aplicado duas vezes, com intervalo de um mês (teste reteste) entre elas. A análise de variância será utilizada para verificar se há diferença de pontuação por ano. Para determinar a precisão, será empregado o coeficiente de correlação de Spearman. Avaliações psicométricas (validade discriminatória, precisão e consistência interna) também serão realizadas. Espera-se assim ter um instrumento adaptado à realidade brasileira, que possibilitará captar dos professores suas atitudes e crenças sobre a homossexualidade e, assim, subsidiar ações que visem uma sociedade mais justa e de direitos humanos.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)