Busca avançada
Ano de início
Entree

DESENVOLVIMENTO DE UM ELETRODO MODIFICADO COM SAMs E SUA UTILIZAÇÃO COMO BIOSSENSOR

Processo: 12/21703-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marcos Fernando de Souza Teixeira
Beneficiário:Thaisa Aparecida Baldo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Eletroanalítica

Resumo

O intuito principal deste projeto de mestrado é caracterizar eletrodos quimicamente (EQM) modificados pela formação de monocamadas altamente organizadas (SAMs) com alcanotióis sobre a superfície do eletrodo de ouro. Verificar seu comportamento de transferência eletrônica com solução de K3[Fe(CN)6] e aplicar este eletrodo como biossensor. As monocamadas alto- organizadas vêm sendo comumente usadas devido ao seu comportamento homogêneo, conferindo ao eletrodo maior sensibilidade e reprodutibilidade, podendo também alterar a reatividade e a seletividade do sensor base, tornando- se possível desenvolver eletrodos para vários fins e aplicações. Neste projeto as SAMs serão formadas a partir do alcanotiol brometo de 11- mercaptoundecil-N',N'',N'''-trimetilamônio e outros alcanotióis com cadeias carbônicas menores, verificando a diferença de comportamento entre esses dois compostos, e focando também na transferência eletrônica ao decorrer das cadeias carbônicas. Para a caracterização das SAMs serão utilizadas técnicas eletroquímicas (voltametria cíclica, cronoamperometria, cronocoulometria), espectroscopia de infravermelho, espectroscopia de fotoelétrons excitados por raio- X (XPS), microscopia de força atômica (AFM) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Após a definição dos parâmetros de composição e as características eletroquímicas do EQM em diferentes meios, pretendem-se realizar testes para avaliar a atividade eletrocatalítica como biossensores de glicose, lactose e peróxido de hidrogênio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALDO, Thaisa Aparecida. Desenvolvimento de um eletrodo modificado com monocamadas auto-organizadas e sua utilização como biossesor. 2014. 96 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.