Busca avançada
Ano de início
Entree

OS LABIRINTOS DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: notas sobre uma aula interditada

Processo: 12/18706-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Isabel de Almeida
Beneficiário:Guilherme Torres Corrêa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia   Pedagogia universitária   Didática   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | Ensino Superior | materialismo histórico-dialético | Mauss | pedagogia universitária | Didática

Resumo

A pedagogia universitária se constituiu, nas duas últimas décadas, como um importante e promissor campo de produção de conhecimentos e práticas no Brasil, abrangendo não só a área da educação, como a da saúde, engenharias, entre outras. O ponto convergente que mobiliza as pesquisas e processos formativos nesse campo é a necessidade de se problematizar a prática pedagógica no ensino superior, necessidade fundamentada na identificação de dois problemas: a valorização da pesquisa em detrimento do ensino (isso principalmente no caso das universidades públicas, onde se dá a maior parte da pesquisa científica no Brasil) e a ideia de que basta dominar determinado conteúdo científico ou ter boa experiência em determinado campo profissional para poder exercer a docência. Contudo, o campo da pedagogia universitária, que se constitui numa perspectiva crítica ao modelo de organização da universidade e de como esta pensa o eixo ensino, terminou por se enveredar no mesmo problema que o campo da didática e pedagogia nos 1970 e 1980: o tecnicismo. Destarte, com o objetivo de tecer uma crítica ao rumo que tem tomado o campo da pedagogia universitária, este trabalho procura desenvolver uma pesquisa etnográfica com observações de aula objetivando compreender as dinâmicas de salas de aula, as quais os trabalhos deste campo não têm captado em sua riqueza de detalhes e determinações, bem como compreender como tem se configurado o ensino superior no Brasil de modo a entender os limites e possibilidades das produções do campo da pedagogia universitária.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Guilherme Torres. Os labirintos da aula universitária. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.