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TRABALHO DO DIRIGENTE, ESTILOS DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO DA PEQUENA EMPRESA: survey e estudo de casos no setor industrial.

Processo: 12/19894-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Edmundo Escrivão Filho
Beneficiário:Daniela Rosim
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desempenho organizacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Learning Styles | Managerial Work | Organizational Performance | Small Business | Small Business Owner | Gestão de Pequenas Empresas

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é explicar e compreender a relação entre o processo de aprendizagem, o trabalho do dirigente e o desempenho organizacional da pequena empresa. O desempenho é essencial para a empresa manter-se competitiva, mas muitas vezes na realidade da pequena empresa o desempenho fica restrito aos resultados financeiros. O empreendedor cria sua empresa por outras razões, embora exista uma necessidade financeira para a empresa continuar a funcionar. Alguns empreendem para manter seu valor de autonomia e independência; mulheres empreendem para ter uma ocupação de meio período, podendo assim dedicar-se à família, e há quem empreende para ganhar o suficiente para criar os filhos. De qualquer forma uma coisa é certa, o desempenho da pequena empresa é altamente dependente de seu dirigente, pois há uma centralização de decisões. Dado esta dependência do desempenho para com seu dirigente e a existência de empresa com êxito e as que fecham, seria lógico perguntar pela influência do trabalho do dirigente. E a forma que o dirigente aprende interfere nas suas escolhas estratégicas influenciando assim o desempenho organizacional da empresa. Em contextos competitivos a aprendizagem torna-se um diferencial e o dirigente é identificado como o mais importante recurso organizacional, pois seu capital humano é o que dá forma e explora as oportunidades disponíveis. Para atingir os resultados necessários, a presente pesquisa terá uma abordagem qualitativa fundamentada na etnometodologia como quadro de análise; o tratamento dos dados será quali-quanti e desenvolvida em duas partes: uma parte com coleta e análise de dados quantitativos com base no Inventário de Estilo de Aprendizagem (Learning Style Invetory - LSI) de David Kolb e uma parte com dados qualitativos com base nos papéis de Mintzberg. Ao final, espera-se compreender quantitativamente e qualitativamente a relação entre o trabalho do dirigente, o estilo de aprendizagem e o desempenho organizacional da pequena empresa. Uma vez compreendido esse relacionamento, espera-se conceitualmente o desenvolvimento de uma descrição mais detalhada e adequada do trabalho do dirigente da pequena empresa.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSIM, Daniela. Trabalho e aprendizagem gerencial do dirigente da pequena empresa: estudo com survey e etnometologia no setor metal-mecânico. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.