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O conceito de eudaimonia no livro I da Ethica Nicomachea

Processo: 12/21582-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Angelo Antonio Pires de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ética (filosofia)   Virtude
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:eudaimonia | função humana (ergon) | Virtudes | ética

Resumo

No livro I da Ethica Nicomachea, Aristóteles nos apresenta o conceito de eudaimonia e lhe atribui algumas características, a saber, a eudaimonia deve ser (I) uma atividade da alma em consonância com a virtude, e, se há mais de uma virtude, com a melhor e mais completa/perfeita, (II) autossuficiente, tornando a vida desejável e carente de nada, (III) nunca ser desejada em vista de outro fim e (IV) não ser contada entre os demais bens. Dada estas características, os intérpretes da Ethica Nicomachea divergem entre si quanto ao que possa vir a ser considerado como eudaimonia. São duas as principais correntes interpretativas, de um lado, há aqueles que defendem uma tese dominante, segundo a qual a eudaimonia seria o ideal de vida contemplativa apresentado por Aristóteles no livro X, mas que, de alguma forma, já ganha seus primeiros contornos no livro I, pois, para tais interpretes, virtude perfeita é a sabedoria teorética, bem como a atividade teorética é o bem mais autossuficiente de todos. De outro lado, temos aqueles que argumentam que Aristóteles defende uma concepção inclusiva da eudaimonia, segundo a qual ela não pode se constituir de apenas um bem, mas deve ser entendida como um composto de bens que torna a vida do homem que a possui autossuficiente e carente de nada. Tais leituras se calcam nos critérios acima elencados para a identificação da eudaimonia. Desta forma, o presente trabalho pretende investigar, tendo em vista as tradições interpretativas, o conceito de eudaimonia exposto por Aristóteles no livro I da Ethica Nicomachea, buscando precisar como ele o constrói em tal livro. (AU)

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