Busca avançada
Ano de início
Entree

A transitividade em línguas pano e Takana: aspectos tipológicos entre duas famílias linguística da América do Sul

Processo: 12/23156-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Indígenas
Pesquisador responsável:Angel Humberto Corbera Mori
Beneficiário:Raphael Augusto Oliveira Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Morfossintaxe

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a transitividade prototípica em um grupo de línguas das famílias linguísticas Pano e Takana - idiomas falados por povos homônimos que habitam a Amazônia Ocidental brasileira, peruana e boliviana. Trata-se de um estudo comparativo a respeito dos sistemas de alinhamento morfossintático e de concordância em Kashibo-Kakataibo, Kaxinawa, Matis, Matsés, Shanenawa e Shipibo-Konibo (Pano) e em Araona, Cavineña, Ese Eija e Takana (Takana). Essas línguas apresentam propriedades gramaticais semelhantes ainda pouco estudados com respeito a seus aspectos prototípicos e a sua relação histórica. Com base em análises gramaticais, e sob a perspectiva teórico-metodológica da tipologia linguística funcional, analisaremos as propriedades semânticas nos sistemas de ergatividade e de concordância intra/interoracional relacionadas aos traços de transitividade prototípica codificados nos sintagmas nominais nucleares desses dois sistemas morfossintáticos. Com isso, além de investigarmos as afinidades semânticas desses sistemas, relacionaremos essas propriedades aos estudos de classificação linguística e aos trabalhos geográficos e históricos sobre essas línguas/famílias já publicados, e então propomos caracterizar o grau e o tipo de afinidade nesses sistemas dos idiomas selecionados. Utilizaremos trabalhos científicos já realizados por estudiosos dessas línguas, disponíveis em teses e outros tipos de publicação. Com esta análise, buscamos prover subsídios para futuras pesquisas teóricas e aplicadas a respeito da transitividade no grupo de línguas Pano e Takana estudado.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Raphael Augusto Oliveira. Gramaticalização do sincretismo de casos em línguas da família Pano. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.