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Um estudo da Solmização e do Contraponto através de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII

Processo: 12/24030-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Nathália Domingos
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Século XVI   Século XVII   Contraponto   Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contraponto | música inglesa | Seculo XVI | seculo XVII | solmização | Musicologia

Resumo

Este trabalho contempla a teoria e a prática musical inglesa dos séculos XVI e XVII. Seu objetivo central é evidenciar a importância da Solmização e do Contraponto para a prática musical através de um estudo sistemático de tratados ingleses quinhentistas e seiscentistas. Além disso, buscará entender como as regras da Solmização e do Contraponto podem influenciar a interpretação do repertório daquele período. O desenvolvimento de métodos de Solmização, a partir do século XI, amenizou a dificuldade do ensino e da aprendizagem das canções. A sílaba de Solmização (ut, ré, mi, fá, sol, lá) facilita a leitura de qualquer linha melódica à primeira vista. Os ingleses, no entanto, usavam apenas quatro sílabas - mi, fá, sol, lá. A importância de saber a correta Solmização reside no fato dela ajudar o músico a identificar e, se for preciso, corrigir as notae fictae, já que a maioria das alterações cromáticas não era escrita. Em geral, a finalidade dos tratados práticos musicais dos séculos XVI-XVII é o ensino básico da música. Assim como a Solmização, grande parte dos autores versa sobre o Contraponto. Portanto o Contraponto, essencial para o entendimento das obras musicais, também era objeto de estudo de instrumentistas e cantores. Esta pesquisa torna-se fundamental por fornecer um panorama elucidativo de assuntos como a Solmização, Dedução, Mutação, Contraponto etc. que são imprescindíveis ao entendimento da música daquele período e, consequentemente, à uma correta interpretação daquele repertório.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGOS, Nathália. Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.