Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem dirigida por modelos para desenvolvimento de aplicações multi-paas

Processo: 12/24487-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 07 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Renata Pontin de Mattos Fortes
Beneficiário:Elias Adriano Nogueira da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Computação em nuvem   Engenharia de software

Resumo

A Computacão em Nuvem tem potencial para revolucionar a maneira como sistemas são desenvolvidos e comercializados. Entre as diversas lacunas de pesquisas relacionadas a esse novo modelo computa-cional esta a falta de interoperabilidade de aplicações entre plataformas de nuvem. A dinamicidade e variedade de tecnologias e plataformas frequentemente leva a cenarios onde diferentes aplicações ouconjunto de servicos precisam operar de forma conjunta, em uma cooperação que atravessa uma gamabastante heterogênea de recursos e de plataformas. Como resultado, e necessario um esforco parapossibilitar a interoperabilidade entre esses elementos. Neste projeto, o objetivo e o desenvolvimento de uma abordagem para criação de aplicações interoperaveis entre plataformas de computação em nuvem. Para isso, sugere-se o uso de Model-Driven Engineering(MDE). Com o MDE os engenheiros de software podem trabalhar em um nivel mais alto de abstração livrando-se de tarefas repetitivas de codificação, que ficam a cargo de trasnformações automatizadas, e ficando assim protegidos das complexidades requeridas para implementação nas diferentes plataformas de nuvem. Alem de caractersticas como portabilidade e interoperabilidade o MDE pode trazer benefícios adicionais em relação a abordagens tradicionais de desenvolvimento.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Elias Adriano Nogueira da. Uma abordagem dirigida por modelos para desenvolvimento de aplicações multi-paas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.