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Efeitos da exposição ao mercado sobre a dependência e diversidade de consumo dos produtos florestais não madeireiros: estudo em quatro sociedades amazônicas do Brasil e da Bolívia

Processo: 12/19214-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Carla Morsello
Beneficiário:Laize Sampaio Chagas e Silva
Instituição Sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comércio   Asurini   Diversificação   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazônia | Araweté | Asuriní | caboclos | comércio | diversificação | produtos florestais não madeireiros | sociedades indígenas | Tsimane | Ecologia humana, Economia florestal

Resumo

Este projeto busca avaliar a associação entre a comercialização de produtos florestais não madeireiros (PFNM) e a diversidade destes produtos coletados para a subsistência de sociedades indígenas e caboclas amazônicas. Diversos estudos têm avaliado os efeitos da exposição ao mercado sobre o uso de recursos naturais por sociedades autárquicas e semi-autárquicas. Em geral, os estudos, quase todos na área de agricultura, argumentam que o mercado induz à especialização em poucas atividades e produtos, embora haja evidências contrárias. No caso dos PFNM, apesar da grande importância para o modo de vida dos habitantes de regiões florestais, pouco se sabe a respeito dos efeitos da comercialização dos PFNM para a diversidade destes produtos coletados para a subsistência, ou seja, para o auto-consumo desses grupos. Este projeto pretende, portanto, focar nesta dúvida, a partir do estudo de seis comunidades pertencentes a quatro sociedades amazônicas (Araweté, Asuriní, Caboclos e Tsimane'). A hipótese central a ser testada é a de que o aumento na comercialização de PFNM por unidades domésticas está associado a menor riqueza e diversidade de PFNM coletados para o consumo. Para isso, serão utilizados dados coletados entre 1999 e 2005 por meio de técnicas de survey e observação sistemática direta (weigh day e instantaneous spot sampling). A análise dos dados se dará no nível de unidade doméstica, e envolverá o uso de técnicas de regressão linear múltipla, para avaliar a associação entre variáveis independentes (i.e., renda e esforço em comércio de PFNM) e dependentes (i.e., riqueza e diversidade de Simpson de produtos coletados). Os resultados deste projeto têm importância científica, pois expandem a discussão sobre efeitos da exposição ao mercado sobre a diversificação para além da discussão relativa à agricultura. Têm, outrossim, importância para políticas de governo e organizações da sociedade civil, pois avaliam possíveis efeitos negativos associados ao comércio de PFNM.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Laize Sampaio Chagas e. Efeitos da exposição ao mercado sobre a dependencia e diversidade de consumo dos produtos florestais não madeireiros: estudo em quatro sociedades amazônicas do Brasil e da Bolívia. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT) São Paulo.