Protestantismo e cultura: o protestantismo, seus ajustes, conflitos e metamorfoses...
Religiões e Religiosidades Brasileiras no Mundo Contemporâneo
Processo: | 12/23023-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2015 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação |
Pesquisador responsável: | Maria da Graça Jacintho Setton |
Beneficiário: | Gabriela Abuhab Valente |
Instituição Sede: | Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Escola pública Religiões Religiosidade Prática profissional Brasil Sociologia educacional |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Brasil | escola pública | prática docente | religião | religiosidade | Sociologia da Educação |
Resumo Este estudo propõe a identificação e a análise da presença da religiosidade na escola pública a partir da observação de estratégias e mecanismos difusos. Parte-se da hipótese de que a religiosidade está presente na escola de forma velada e naturalizada. Para contextualizar a religiosidade no ambiente público foi preciso dirigir o olhar para as formas como esses fenômenos se apresentam na sociedade brasileira e como os indivíduos pertencentes a essa sociedade percebem sua/s religiosiosidade/s. Para alcançar o escopo pretendido, procedeu-se um estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Santo André, Região Metropolitana de São Paulo. Utilizou-se um arsenal de técnicas de coleta de dados inspirados na metodologia etnográfica, como observação, questionário e entrevista com professores, para analisar as práticas docentes de duas professoras. Dessa forma, como primeira conclusão pode-se dizer que são as crenças individuais configuradas que fomentavam as práticas docentes. Consequentemente, a religiosidade não está presente apenas na prática docente, mas também influencia o processo de socialização das crianças. Por fim, foi constatada a presença da religiosidade na escola pública de forma difusa, sendo a sua ausência ao olho nu o que legitima e mantém a religiosidade na escola pública. | |
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