Busca avançada
Ano de início
Entree

A presença oculta da religiosidade na prática docente

Processo: 12/23023-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Jacintho Setton
Beneficiário:Gabriela Abuhab Valente
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Religiões   Religiosidade   Prática profissional   Brasil   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | escola pública | prática docente | religião | religiosidade | Sociologia da Educação

Resumo

Este estudo propõe a identificação e a análise da presença da religiosidade na escola pública a partir da observação de estratégias e mecanismos difusos. Parte-se da hipótese de que a religiosidade está presente na escola de forma velada e naturalizada. Para contextualizar a religiosidade no ambiente público foi preciso dirigir o olhar para as formas como esses fenômenos se apresentam na sociedade brasileira e como os indivíduos pertencentes a essa sociedade percebem sua/s religiosiosidade/s. Para alcançar o escopo pretendido, procedeu-se um estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Santo André, Região Metropolitana de São Paulo. Utilizou-se um arsenal de técnicas de coleta de dados inspirados na metodologia etnográfica, como observação, questionário e entrevista com professores, para analisar as práticas docentes de duas professoras. Dessa forma, como primeira conclusão pode-se dizer que são as crenças individuais configuradas que fomentavam as práticas docentes. Consequentemente, a religiosidade não está presente apenas na prática docente, mas também influencia o processo de socialização das crianças. Por fim, foi constatada a presença da religiosidade na escola pública de forma difusa, sendo a sua ausência ao olho nu o que legitima e mantém a religiosidade na escola pública.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALENTE, Gabriela Abuhab. A presença oculta da religiosidade na prática docente. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.