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Teixeira de Pascoaes revisitado: um ensaio sobre literatura e ausência

Processo: 12/20296-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Lilian Jacoto
Beneficiário:Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:literatura e ausência | Mário Cesariny | Modernismo português | revisionismo crítico | Surrealismo Portugues | Teixeira de Pascoaes | Literatura Portuguesa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as motivações e as maneiras de como Mário Cesariny chamou continuamente Teixeira de Pascoaes para perto do surrealismo, em Portugal. Sabemos que Cesariny deixou, em entrevistas e textos, registrada a importância de uma reavaliação crítica de Pascoaes que o tirasse de um lugar em que fora engessado pela crítica literária da primeira metade do século XX. Nos anos 70, ele mesmo irá organizar antologias sobre Pascoaes e auxiliar a reedição da obra do autor de Marânus, que tinha grande parte das edições já esgotadas. Ao mesmo tempo em que elabora esta aproximação de Pascoaes, Cesariny processa, em diálogos poéticos, paródias e intertextualidades a 'desmitificação' de Pessoa, num embate crítico-criativo que muito marcou a produção literária do surrealista. Esse revisionismo que Cesariny incita a fazer, e em parte parece tê-lo feito, cabe a nós, leitores de sua obra, analisar. Se por um lado parece haver um legítimo encontro estético entre Pascoaes e Cesariny, libertado Pascoaes do jugo 'saudosista' e 'finissecular', há, também, pistas de uma angústia da influência, como nomeou Harold Bloom a sua 'teoria da poesia', em que Cesariny, como estratégia de decalque da 'figura' de Pessoa, se empenhará na revalorização de Pascoaes. O que nos cabe investigar são as motivações que levaram Cesariny a trazer Pascoaes de volta à cena poético-crítica, por meio do surrealismo, e também as maneiras com que isto se deu: se através de um revisionismo poético, em que os textos dialogavam, e/ou através de uma louvação de cunho não tanto literário, por meio de uma revalorização da figura poética (e também mitificante) de Teixeira de Pascoaes, o homem enigmático do Marão.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRAZ, Roberta Almeida Prado de Figueiredo. Teixeira de Pascoaes revisitado: um ensaio sobre literatura e ausência. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.