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A sistematização de saberes por professores de educação física na escola: entre o que eles pensam e o que fazem na investigação sobre a prática de ensino

Processo: 13/00868-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Luiz Sanches Neto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Trabalho docente   Professor pesquisador   Prática profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola | Pesquisa Colaborativa | prática profissional | professor pesquisador | Saber(es) docente(s) | Trabalho Docente | Formação profissional e campo de trabalho

Resumo

Nas teorias educacionais e nas políticas públicas orientadas à profissionalização do magistério, perpassando a noção de profissionalidade docente, espera-se que os professores que trabalham na Educação Básica elaborem seus próprios saberes em um processo de formação permanente. Contudo, parece haver certa noção de dependência desses professores aos especialistas da área à medida que os aportes teoricometodológicos apontam que a mediação entre escola e universidade caberia ao pesquisador "acadêmico". No entanto, a concepção de professor-pesquisador poderia indicar avanços na dimensão de se pensar para além da divisão entre pesquisa escolar e acadêmica, ou entre professores-pesquisadores e pesquisadores acadêmicos. Parte-se do pressuposto de que a prática profissional engendra uma epistemologia, cabendo a nós desvelá-la. Portanto, aponta-se como objetivo geral compreender o conhecimento elaborado por professores que pesquisam sua própria prática pedagógica. Trata-se especificamente de investigar o modo como os professores sistematizam seu trabalho pedagógico em relação à prática de ensino da Educação Física na escola. Os objetivos específicos remetem, assim, aos modos de: identificar como os professores organizam o ensino e a pesquisa baseada no compartilhamento de saberes de um processo permanente e coletivo de formação profissional; analisar como cada professor dialoga com o que é discutido coletivamente em grupo; elucidar como ocorre a apropriação crítica e os encaminhamentos efetivos dos saberes produzidos e compartilhados. Opta-se pela pesquisa qualitativa, envolvendo procedimentos metodológicos colaborativos com um grupo de professores de Educação Física da Educação Básica que buscam pensar e refletir coletivamente sobre os saberes docentes e a prática profissional em um tipo de comunidade autônoma de professores. Na obtenção desses dados propõem-se como técnicas: observação, fonte documental, entrevista semiestruturada, grupo focal e análise de conteúdo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANCHES NETO, Luiz. O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de educação física em uma comunidade colaborativa. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.