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O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de educação física em uma comunidade colaborativa

Texto completo
Autor(es):
Luiz Sanches Neto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2015-08-20.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Samuel de Souza Neto
Resumo

Nas teorias educacionais e nas políticas públicas orientadas à profissionalização do magistério, perpassando a noção de profissionalidade docente, espera-se que os professores que trabalham na Educação Básica elaborem seus próprios saberes em um processo de formação permanente. Contudo, parece haver certa noção de dependência desses professores aos especialistas da área à medida que os aportes teoricometodológicos apontam que a mediação entre escola e universidade caberia ao pesquisador acadêmico. No entanto, a concepção de professor-pesquisador poderia indicar avanços na dimensão de se pensar para além da divisão entre pesquisa escolar e acadêmica, ou entre professores-pesquisadores e pesquisadores acadêmicos. Partimos do pressuposto de que a prática profissional engendra uma epistemologia, cabendo a nós - professores e pesquisadores - desvelá-la. Portanto, apontamos como objetivo geral compreender o processo de elaboração de saberes por professores de que pesquisam sua própria prática pedagógica. Tratamos especificamente de investigar o modo como os professores organizam o ensino e a pesquisa em relação à Educação Física na escola. O objetivo específico da nossa investigação remete, assim, a: identificar como os professores organizam o ensino e a pesquisa com base no compartilhamento de saberes em um processo permanente e coletivo de formação profissional. Optamos pela pesquisa qualitativa, envolvendo procedimentos metodológicos colaborativos com um grupo de professores de Educação Física da Educação Básica que buscam refletir coletivamente sobre as suas práticas em um tipo de comunidade autônoma de professores. Convidamos doze participantes dessa comunidade para nossa pesquisa. Para a geração e a análise dos dados junto aos participantes propusemos como técnicas: fonte documental, entrevista semiestruturada, grupo focal e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que... (AU)

Processo FAPESP: 13/00868-0 - A sistematização de saberes por professores de educação física na escola: entre o que eles pensam e o que fazem na investigação sobre a prática de ensino
Beneficiário:Luiz Sanches Neto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado