Busca avançada
Ano de início
Entree

Série graduada de leitura Puiggari-Barreto: artefatos materiais, ideários e práticas na configuração da escola primária paulista (1890 - 1920)

Processo: 13/00329-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Claudia Panizzolo
Beneficiário:Milena Domingos Belo
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Cultura material   Cultura escolar   Materialidade nas artes   Fontes históricas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura escolar | cultura material | Escola primaria paulista | historia da educação | Livros de leitura | Série Graduada de Leitura | História da Educação

Resumo

A investigação que se propõe terá como objeto de estudo a série graduada de leitura de autoria de Romão Puiggiari e Arnaldo de Oliveira Barreto. O interesse em analisar as séries graduadas de leitura justifica-se por estas constituírem-se em um tipo específico de literatura escolar. Literatura esta que fora muito utilizada entre o final do século XIX e meados do XX nas escolas primárias brasileiras e criadas para atender ao modelo de escola graduada em processo de constituição. Pretende-se que o estudo da materialidade dos livros que compõem a série graduada de leitura de Puiggari-Barreto permita a compreensão da cultura material da escola por ela representada, através da identificação do processo de produção, de adoção e de circulação destes artefatos culturais, seus conteúdos e imagens associados às concepções pedagógicas e às políticas de inovação educacional. A pesquisa ancora-se nos estudos históricos acerca da cultura material escolar (Julia, 2001; Viñao Frago, 1995; Faria Filho, 2004; Chervel, 1990 e Souza, 2007 ) que apontam a importância da materialidade da escola como núcleo de análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)