Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema de automação do manejo alimentar para piscicultura marinha

Processo: 13/02488-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Claudio Angelo Agostinho
Beneficiário:Daniel Argentim
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Aquicultura   CLP   Maricultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alimentador automático | Clp | Maricultura | Rachycentron canadum | Aquicultura

Resumo

O oferecimento de ração para peixes em tanques-rede marinhos é complexo e pode ser impraticável quando ocorrem intempéries oceânicas. A alimentação automática facilita o fornecimento e controle da ração fornecida aos peixes, sendo uma ferramenta indispensável para viabilizar técnica e economicamente a piscicultura marinha. Com a utilização de alimentadores automáticos é possível alimentar os peixes com mais frequência, fornecer ração durante a noite e corrigir a quantidade de ração ofertada de acordo com as variações climáticas que ocorrem no ambiente aquático, além de outros manejos que seriam impraticáveis de se testar através do arraçoamento manual. A proposta deste projeto é avaliar e definir o manejo alimentar adequado ao cultivo de bijupirá alimentado através de um sistema de alimentação automático capaz de corrigir a quantidade de ração fornecida de acordo com as variações dos parâmetros físico-químicos da água. Para isso serão realizados experimentos em condição de laboratório e de campo. Os experimentos de laboratório são de extrema importância, pois serão os resultados destes experimentos que irão compor o banco de dados que ajudará a definir as taxas de correção do CLP. O experimento de campo será essencial para definir o melhor período de alimentação do bijupirá e para testar as taxas de correção do CLP, definidas em laboratório. O adequado manejo alimentar aliado a um sistema automático do fornecimento da ração poderá contribuir para diminuição dos desperdícios de ração, diluir custos e melhorar o desempenho dos peixes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARGENTIM, Daniel. Automação do manejo alimentar de Bijupirá (Rachycentron canadum). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.