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Ansiedade à Matemática: validação de instrumento, ampliação de achados e aplicação de estratégias de intervenção e reversão

Processo: 12/23206-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Monalisa Muniz Nascimento
Beneficiário:Alessandra Campanini Mendes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade a Matemática | Ensino e Aprendizagem da Matemática | Escala de Ansiedade à Matemática | Estratégias de intervenção e reversão de ansiedade à matemática | Ansiedade à Matemática

Resumo

A ansiedade à matemática é caracterizada por um conjunto específico de reações fisiológicas desagradáveis, cognitivas e comportamentais diante de qualquer estímulo matemático ou contingências de aprendizagem de matemática. No Brasil há poucos estudos acerca da identificação de diferentes graus de ansiedade à matemática em estudantes nos diferentes níveis de ensino. Mendes (2012) conduziu o primeiro estudo sistematizado sobre a temática, aplicando uma escala de ansiedade à matemática construída em sua dissertação. A escala foi aplicada a 1.106 estudantes do ensino fundamental e médio. Nos resultados dos testes t de Student e Anova, as análises indicaram diferença significativa entre as médias de respostas dos alunos na variável rede de ensino (p= 0,001) e período (p = 0,018). Não houve diferença significativa nas variáveis: gênero (p = 0,104); nível de ensino (p = 0,476); série (p = 0,154); idade (p = 0,064). Os resultados do teste qui-quadrado indicaram que altos graus de ansiedade ocorrem em 12 das 24 situações da escala e estas situações sinalizam ou não punição, o que pode estar relacionado às metodologias de ensino empregadas e à história individual de aprendizagem da matemática. A partir dos resultados de Mendes, o presente estudo tem como objetivo a validação da Escala da Ansiedade à Matemática; comparar as respostas dos alunos dentro de cada variável, com escalas de pontuação direcionadas para cada uma delas; verificar o histórico das notas dos alunos com graus altos ou extremos de ansiedade, para estabelecer relações entre ansiedade à matemática e desempenho escolar. Além disso, pretende-se verificar se estes alunos apresentam dificuldades e como é o rendimento em outras disciplinas; avaliar a efetividade de estratégias de intervenção e reversão de casos de alunos com altos graus de ansiedade já instalados, por meio do trabalho conjunto aluno/escola/família.

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