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Contribuição da experiência musical no desenvolvimento da audição em crianças de oito a nove anos de idade

Processo: 13/05776-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Liliane Desgualdo Pereira
Beneficiário:Juliana Jannini Jose
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuroaudiologia   Educação musical   Percepção auditiva   Processamento auditivo   Testes auditivos   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | neuroaudiologia | Ordenação Temporal | percepção auditiva | Processamento Auditivo | testes auditivos | Audiologia/processamento auditivo

Resumo

A música é vista como um recurso potencial para favorecer o desenvolvimento de aspectos cognitivos envolvidos no processamento auditivo. De maneira geral a educação musical aprimora o processamento neurológico da informação recebida por meio da audição, isto é, processamento auditivo. Este estudo tem por hipótese que indivíduos com educação musical possuem habilidades auditivas aprimoradas e que podem ser desenvolvidas antes das faixas etárias do desenvolvimento típico, especificamente quanto à ordenação temporal de uma sequência de três e quatro sons breves e sucessivos a partir dos sete anos de idade. O objetivo deste estudo é verificar e comparar o julgamento da Ordenação temporal de sequências de três e quatro sons melódicos de diferentes frequências e diferentes durações. O presente estudo contará com a participação de 40 crianças de oito a nove anos de idade, com e sem educação musical. O estudo pode ajudar a reflexão sobre o uso da educação musical complementando a reabilitação em crianças com Distúrbio do Processamento Auditivo (DPA). Desta forma, obteríamos mais uma evidência de que a música pode ser usada como instrumento preventivo e/ou terapêutico em DPA. Além disso, este estudo fornecerá dados de julgamento de ordem de sons musicais em crianças na faixa etária de 8 anos de idade , que ainda não foram observadas na literatura especializada. (AU)

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