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Estudo das propriedades de concreto com resíduo de óleo para pavimento

Processo: 13/04376-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Maria da Consolação Fonseca de Albuquerque
Beneficiário:Marcelo Santana
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Infraestrutura de transportes   Reciclagem   Impactos ambientais   Concreto reforçado com fibras   Catastrofização   Elasticidade   Pavimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concreto | óleo usado | pavimento | Reciclagem | materiais para pavimento

Resumo

O volume de resíduos de óleo produzidos no Brasil está cada vez mais crescente e, consequentemente, o descarte desses materiais na natureza torna-se progressivamente mais complicado. De acordo com a Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (ECÓLEO), o óleo é o maior poluidor de águas doces e salgadas das regiões mais adensadas do Brasil. Acredita-se que a inserção de óleo no concreto para aplicação em pavimentos de estacionamentos, entre outras, possa ser uma opção para os descartes dos resíduos de óleo, diminuindo o impacto ambiental. Tem sido observado que a adição de óleo no concreto diminui a resistência e o módulo de elasticidade, entretanto aumenta a incorporação de ar e consequentemente a deformação na ruptura, o que significa um material mais dúctil. Isso é muito importante em pavimentação, pois um material mais dúctil tende a apresentar maior dificuldade à propagação catastrófica da trinca e consequentemente aumenta a vida útil do pavimento, pois se pode fazer a manutenção antes de uma ruptura repentina. Pretende-se, neste trabalho, estudar a influência da adição de óleo vegetal no comportamento do concreto fresco e endurecido, avaliando o abatimento, o tempo de pega, o módulo de elasticidade, quantidade de deslocamento da máquina na ruptura e tensão de ruptura na compressão e na flexão. (AU)

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