Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento dos índices geométricos da variabilidade da frequência cardíaca durante o teste de sobrecarga aritmética mental após a exposição ao estímulo auditivo musical em homens

Processo: 13/05102-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Vitor Engrácia Valenti
Beneficiário:Anne Michelli Gomes Gonçalves Fontes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Variabilidade da frequência cardíaca   Audição   Som   Sistema cardiovascular

Resumo

Introdução: A relação entre o sistema auditivo e o sistema cardiovascular tem como base a incidência de hipertensão em cerca de 20% de sujeitos com déficit auditivo. A exposição a músicas em fortes intensidades pelo fone de ouvido contribui cronicamente para o desenvolvimento de déficit auditivo. A música clássica tem como efeito característico a ativação do sistema nervoso parassimpático e redução do sistema nervoso simpático, além de redução da frequência cardíaca. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é um método bem reconhecido pela literatura que analisa a regulação cardíaca autonômica. Entretanto, não está claro na literatura se a exposição a diferentes tipos de músicas, bem como a intensidade e período de exposição à música com o fone de ouvido podem afetar a regulação autonômica cardíaca. Objetivo: Analisar os efeitos de do estímlo auditivo musical sobre a VFC em resposta ao teste aritmético mental. Método: O estudo será realizado em jovens homens adultos de 18 a 35 anos de idade. Serão analisados os índices geométricos do (TINN, RRTri, SD1, SD2 e SD1/SD2) da VFC. O protocolo de avaliação terá como base o registro em repouso durante 20 minutos. Nesse período inicial o sujeito permanecerá com o fone de ouvido desligado. Após os 20 minutos de registro inicial, o indivíduo terá 5 minutos para realização do exercício aritmético mental. A seguir ele será exposto à música por 10 minutos e em seguida novamente ao exercício aritmético mental. A sequência de exposição aos exercícios aritméticos mentais sem música e com música será randomizada de indivíduo a indivíduo. Os índices da VFC serão avaliados antes, durante e 0-5 minutos após o término do teste autonômico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONTES, ANNE M. G.; GARNER, DAVID M.; DE ABREU, LUIZ CARLOS; BARBOSA, JULIANA C.; DE ASSIS, ELISANGELA VILAR; DE SOUZA, ANA CECILIA A.; PORTO, ANDREY A.; VALENTI, VITOR E. Global Chaotic Parameters of Heart Rate Variability During Mental Task. COMPLEXITY, v. 21, n. 5, p. 300-307, MAY-JUN 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.