Busca avançada
Ano de início
Entree

Preocupação com a forma corporal de estudantes de Ciências Farmacêuticas

Processo: 13/05509-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Bianca Gonzalez Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Farmácia   Imagem corporal   Estado nutricional   Percepção de forma   Estudantes universitários   Escalas   Psicometria   Análise de variância

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a preocupação com a forma do corpo e sua relação com o estado nutricional e características demográficas de estudantes de um curso de Ciências Farmacêuticas. Serão convidados a participar os estudantes (n=433) matriculados no curso de graduação da UNESP/Araraquara, no ano de 2013, nos períodos integral e noturno. Para caracterização da amostra serão levantadas informações como sexo, idade, semestre, período, área do curso, expectativa e desempenho no curso, percepção dos estudantes acerca da competência dos professores e das condições da universidade, moradia, financiamento dos estudos, uso de medicação devido aos estudos, pensamento de desistir do curso e presença de atividade laboral. A avaliação do nível socioeconômico será realizada utilizando-se o Critério Brasil - ABEP. O peso (Kg) e a altura (m) autorreferidos serão utilizados para classificação do estado nutricional segundo o Índice de Massa corporal (IMC). A preocupação com a forma do corpo será avaliada utilizando o Body Shape Questionnaire - BSQ. As características psicométricas do BSQ serão avaliadas (sensibilidade psicométrica, validade de construto e consistência interna). Será realizada análise fatorial confirmatória utilizando os índices de qualidade de ajustamento x2/gl, GFI, CFI e RMSEA. A consistência interna será estimada pelo Coeficiente alfa de Cronbach. Os escores médios do BSQ segundo as variáveis de interesse serão comparados por meio da análise de variância (ANOVA) após testados os pressupostos de normalidade e homocedasticidade. O nível de significância a ser adotado será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCA GONZALEZ MARTINS; WANDERSON ROBERTO SILVA; JULIANA ALVARES DUARTE BONINI CAMPOS. Preocupação com a forma do corpo de graduandos de Farmácia-Bioquímica. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 64, n. 1, p. -, Mar. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.