Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de um instrumento de preocupação com a forma corporal aplicado a estudantes universitárias

Processo: 13/02678-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 02 de setembro de 2013
Vigência (Término): 01 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Wanderson Roberto da Silva
Supervisor no Exterior: João Maroco
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), Portugal  
Vinculado à bolsa:12/13475-4 - Validação de um instrumento de preocupação com a forma corporal aplicado a estudantes universitárias, BP.MS
Assunto(s):Escalas   Imagem corporal   Percepção de forma

Resumo

Objetivos: estimar as qualidades psicométricas da versão em português do Body Shape Questionnaire (BSQ) quando aplicado a estudantes universitários do sexo feminino e sua invariância em amostras independentes e segundo o estado nutricional. Métodos: participarão deste estudo todas as estudantes matriculadas nos cursos de graduação em Ciências Farmacêuticas (n=202) e Ciências e Letras (n=747) da Universidade Estadual Paulista - UNESP campus de Araraquara (SP) nos anos de 2012/2013 que consentirem em participar. Serão estimadas as validades de conteúdo, construto (fatorial, convergente e discriminante), concorrente e a consistência interna. Será realizada análise fatorial confirmatória e como índices de qualidade do ajustamento serão utilizados o X2/gl, CFI, GFI e RMSEA. Para verificação da estabilidade da solução fatorial será realizado estudo da invariância fatorial do melhor modelo obtido a partir dos índices da teoria da informação (AIC, BCC, BIC). A invariância será estimada, por análise multigrupos (DX2), em duas etapas: i. para amostras independentes e ii. de acordo com o estado nutricional das estudantes. Será calculada validade convergente pela Variância Extraída Média (VEM) e Confiabilidade Composta (CC). Para estimar a validade discriminante e concorrente será utilizada análise correlacional. A consistência interna será calculada pelo Coeficiente alfa de Cronbach padronizado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WANDERSON ROBERTO DA SILVA; JOÃO MARÔCO; JULIANA ALVARES DUARTE BONINI CAMPOS. Avaliação da estrutura fatorial do Body Shape Questionnaire: análise fatorial exploratória ou confirmatória?. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 67, n. 3, p. -, Jul. 2018.
WANDERSON ROBERTO SILVA; JULIANA CHIODA RIBEIRO DIAS; JOÃO MAROCO; JULIANA ALVARES DUARTE BONINI CAMPOS. Fatores que contribuem para preocupação com a imagem corporal de estudantes universitárias. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, n. 4, p. 785-797, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.