Busca avançada
Ano de início
Entree

Fontes de autoeficácia de professores de educação física no ensino médio

Processo: 12/21200-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roberto Tadeu Iaochite
Beneficiário:Roraima Alves da Costa Filho
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Autoeficácia   Educação física   Teoria social cognitiva   Motivação   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoeficácia | educação física | Professores iniciantes | Desenvolvimento profissional

Resumo

A autoeficácia enquanto construto da Teoria Social Cognitiva exerce papel preditivo e mediacional na motivação, persistência e resiliência dos indivíduos. No domínio da docência, esse construto é definido como o julgamento que o professor faz acerca de suas capacidades para ensinar em vista ao engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo àqueles mais difíceis e desmotivados. Buscamos, por meio deste projeto de pesquisa, investigar as situações significativas e circunstâncias que mobilizam a crença de autoeficácia do professor iniciante de Educação Física, pois, o conhecimento da forma pelas quais os professores compreendem as fontes de autoeficácia podem fornecer subsídios para que, juntamente com outros componentes do currículo, possibilitem a criação de estruturas de ensino com vistas à promoção do desenvolvimento de suas crenças de eficácia. Participarão deste estudo professores de Educação Física em início de carreira que atuam majoritariamente no Ensino Médio de escolas públicas estaduais paulistas das cidades sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Limeira, SP. Os participantes da pesquisa responderão a uma entrevista semiestruturada, que fornecerão dados para a compreensão de como as crenças de autoeficácia se constituem. Dessa forma, esperamos encontrar subsídios que permitam a reflexão acerca da formação acadêmica de futuros professores - e da formação continuada de professores iniciantes - de Educação Física, de modo a auxiliar positivamente na constituição de suas crenças de autoeficácia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERTO TADEU IAOCHITE; RORAIMA ALVES DA COSTA FILHO. Teacher efficacy beliefs during the practicum experiences in physical education classes. Motriz: rev. educ. fis., v. 22, n. 3, p. 183-189, . (12/21200-5)