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Apropriações, representações e divulgação do ideário da educação nova a partir dos olhares de professores paulistas, partícipes do movimento das missões de ensino no início do século xx no brasil.

Processo: 12/23415-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Débora Alfaro São Martinho da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Escola nova
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Nova | História das Idéias Pedagógicas | Missões de Professores Paulistas | História da Educação

Resumo

A pesquisa tem por objetivo compreender o movimento das ideias pedagógicas em circulação no Brasil entre os anos de 1900 e 1930, por meio dos impressos de Orestes Guimarães, Carlos da Silveira, Cesar Pietro Martinez e José Scaramelli, intelectuais da educação que difundiram o modelo paulista de ensino, considerado o mais moderno e científico, por assentar-se nos pressupostos da educação nova. O período delimitado é caracterizado pelo movimento das "missões" de ensino, nos quais professores paulistas seguiam em comissão a outros Estados a fim de reorganizarem e renovarem, administrativa e pedagogicamente, seus sistemas escolares segundo os princípios da educação nova. Busca-se apreender e analisar como os fundamentos teórico-práticos, propalados pelos teóricos internacionais da educação nova, foram apropriados, adaptados ao contexto brasileiro e divulgados por estes educadores, no momento histórico de "preparação do terreno" para a consolidação do ideário escolanovista no Brasil. Investiga-se se haveria uma unidade de pensamento acerca da concepção de educação nova difundida pelos intelectuais estudados, de modo a promover uma unificação e nacionalização do sistema de ensino brasileiro. A relevância da pesquisa está na (re)descoberta de registros fundamentais para a compreensão e a reconstituição da história da escola pública brasileira a partir da apreensão do movimento das ideias pedagógicas do período e sua expressão na prática cotidiana do trabalho docente. Como guias metodológicos serão considerados: o caráter concreto do conhecimento histórico-educacional, a perspectiva de longa duração; o olhar analítico-sintético no trato com as fontes; a articulação do singular e do universal e a atualidade da pesquisa histórica.

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