Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória escolar: alinhavando fios do tempo através de experiências de professores

Processo: 13/04761-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Raquel Lazzari Leite Barbosa
Beneficiário:Alessandro de Toledo Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História oral   Memória coletiva   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquivo | escola | história oral | memória | Pesquisa Narrativa | Memória Escolar

Resumo

Atualmente, em especial, dentro do campo da educação, um tema muito presente em debates é o que diz respeito ao papel da memória na construção da história da educação. Esta memória pode ser recolhida por meio de entrevistas com professores e agentes escolares. Utilizando a história oral este projeto pretende estudar a realidade escolar traçando o seu perfil e procurando entender seu cotidiano. Este trabalho pode possibilitar traçar relações necessárias com a realidade escolar e fazer uma análise narrativa destas experiências através de entrevistas com professores e agentes escolares traçando assim a história da instituição escolar e as relações internas estabelecidas intragrupos. Nessa linha, este estudo propõe o desenvolvimento de um trabalho de observação aprofundada dos valores compreendidos na instituição escolar dentro de um parâmetro coletivo. Estes valores são selecionados pelos entrevistados, traçando a identidade do grupo a quem pertencem. (THOMPSON, 23). O intuito é, dessa forma, incentivar o olhar crítico sobre essa relação de exercício profissional de professores e funcionários e suas experiências de vida na construção da história da educação e memória escolar. Seguindo esses parâmetros, a busca de possibilidades de melhor entendimento da maneira como vem se construindo os enfrentamentos às questões que permeiam a relação da memória escolar e educação o GEPLENP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores) vem desenvolvendo um trabalho junto a escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Assis/SP. O projeto ora apresentado integra um conjunto de experiências acumuladas dentro desse projeto maior, intitulado: "Memória escolar: Alinhavando fios do tempo através de experiências de professores". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)