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Aristóteles: tratado da virtude moral Ethica Nicomachea I 13 – III 8
Processo: | 13/08858-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2014 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Marco Antônio de Ávila Zingano |
Beneficiário: | Bruno Corrêa Mancini |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 09/16877-3 - Filosofia grega clássica: Platão, Aristóteles e sua influência na Antiguidade, AP.TEM |
Assunto(s): | Ética (filosofia) Aristotelismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Acrasia | conflitos morais | desejo | ética antiga | racionalidade prática | Filosofia Grega Antiga |
Resumo Este trabalho pretende analisar como Aristóteles soluciona o problema gerado pelo intelectualismo socrático na Ethica Nicomachea VII, 3 e como esta solução permite considerar conceitualmente o fenômeno da acrasia. Para isto, será preciso investigar I) em que sentido o agente conhece a natureza moral de sua ação no momento em que é praticada e II) como este conhecimento está envolvido na produção da ação. Tal análise será feita contrapondo duas hipóteses de interpretação sobre 1) qual é a peça do silogismo prático correspondente ao conteúdo particular ignorado durante a ação acrática e 2) qual é a natureza desta ignorância: I) a interpretação intelectualista, segundo a qual o conteúdo ignorado corresponde à premissa menor do silogismo prático e a ignorância é puramente cognitiva e II) a interpretação não intelectualista, de acordo com a qual o conteúdo ignorado equivale à conclusão do silogismo prático e a ignorância do agente consiste em uma ausência de desejo para agir em conformidade com sua regra moral. (AU) | |
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