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Neurociência e educação: motivação e atenção na aprendizagem de conceitos científicos

Processo: 12/20202-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Gilberto Fernando Xavier
Beneficiário:Luana Lira Righi Quachio
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Motivação   Aprendizagem   Estímulos   Atenção (processos psicológicos)   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção | Educação | Motivação | Neurociência e educação

Resumo

O objetivo deste projeto é examinar se o interesse de estudantes pelo assunto da aula pode ser um fator motivacional que influencia o processo de orientação da atenção. Participantes interessados em um assunto de Física e desinteressados em um assunto de Biologia e participantes interessados em um assunto de Biologia e desinteressados em um assunto de Física assistirão a uma vídeo-aula de Biologia e outra de Física contendo "estímulos irrelevantes ou distratores" (do ponto de vista da aula) concomitantemente ao registro de seus movimentos oculares. Espera-se que os movimentos oculares para longe da aula sejam menos frequentes e que movimentos oculares em direção aos distratores tenham duração mais curta, quando os participantes estiverem assistindo a uma aula pela qual se interessam. Em um segundo experimento, a atenção implícita será medida enquanto os participantes realizam uma tarefa na qual deverão responder a um estímulo alvo, que será uma figura relacionada a um assunto de Biologia e de Física, na presença de distratores; paralelamente, o eletroencefalograma será registrado para fins de análise dos componentes N2pc e Pd. Esperamos que a amplitude do N2pc para o alvo seja maior, e a amplitude do Pd para o distrator seja menor quando os participantes têm como alvo um estímulo relacionado ao assunto de interesse. Este resultado indicará que o estímulo alvo chama mais a atenção quando ele é relacionado ao assunto de interesse e que neste caso a inibição de distratores é mais eficiente. Desta forma, obteremos resultados que podem contribuir para o entendimento de como o interesse pelo assunto abordado em aula pode influenciar a eficiência da orientação atencional dos alunos. (AU)

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