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Processo: | 13/06225-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2015 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária |
Pesquisador responsável: | Marcos Antonio Siscar |
Beneficiário: | Marcio Renato Pinheiro da Silva |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Gêneros literários Roland Barthes Modernidade História da literatura Poesia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Gêneros literários | História da Literatura | modernidade | Poesia | Roland Barthes | Teoria e Crítica Literárias | Poesia; Modernidade; Roland Barthes. |
Resumo Se um dos traços mais recorrentes à trajetória intelectual do ensaísta francês Roland Barthes (1915-1980) diz respeito à diversidade tanto de interesses quanto de saberes mobilizados em sua escrita, fato é que sua obra guarda uma espécie de constante ainda pouco contemplada pela crítica: trata-se de uma relação extremamente tensa e problemática com a poesia. Tensa e problemática porque, de um lado, Barthes muito pouco se atém ao gênero; de outro, quando o faz, a poesia se presta ou a sanções bastante severas (caso, sobretudo, de "O Grau Zero da Escrita"), ou a uma assimilação em caráter instrumental (caso, este, da primeira parte do curso "A Preparação do Romance"). Esta pesquisa visa ao estudo desta relação entre Barthes e a poesia partindo, para tanto, da seguinte hipótese: tais reservas de Barthes diante da poesia se explicam e se justificam em razão, justamente, daquilo que o próprio ensaísta compreende por modernidade (mais precisamente, tal como inicialmente concebida em "O Grau Zero da Escrita", retomada em diversos de seus primeiros "Ensaios Críticos", bem como revista em "O Prazer do Texto"). Com isso, espera-se dar visibilidade às reflexões de Roland Barthes, em sua especificidade, sobre a modernidade e sobre a poesia, contribuindo, assim, a uma revisão de seu papel junto aos estudos literários hoje. | |
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